terça-feira, dezembro 14, 2010

O futuro da disciplina de educação física!


Escrevo estas linhas para informar os professores de educação física ( e não só!) que lerem isto sobre a mais recente inovação no ensino do desporto e educação física nas escolas secundárias. Nos velhos tempos os professores assumiam que a única forma de um estudante aprender a jogar futebol era a jogar e que a única forma de um estudante desenvolver a corrida de fundo e meio fundo era a...correr. Mas agora sabemos que não é assim que as pessoas aprendem!

Tal como todas as outras disciplinas mudaram desde que se descobriu as Inteligências Múltiplas e o desenvolvimento dos diferentes tipos de aprendizagem, agora podemos fazer o mesmo para as aulas de educação física!

A comunidade científica descobriu que não existe essa coisa chamada capacidade física. Parece que em vez de algumas pessoas serem mais fisicamente capazes do que outras, todos temos uma das capacidades físicas múltiplas diferente!
A teoria das capacidades físicas múltiplas diz que algumas pessoas são melhores a algumas capacidades físicas do que outras, que eu até concordo, mas imaginem este artigo nas mãos dos psicólogos da educação dos departamentos de educação!

Por exemplo uma criança a partir de agora poderá ter:

• Capacidade física de correr muito rápido
• Capacidade física de levantar coisas pesadas
• Capacidade de salto (Elevação)
• Capacidade física para jogos com bola
• Capacidade física para correr longas distâncias
• Capacidade física para a dança
• Capacidade física para a natação
• Capacidade física para jogar setas!

Tenho a certeza que brevemente serão adicionadas outras capacidades físicas a esta lista (talvez depois de consultarem a lista de desportos olímpicos) após o pessoal das ciências do desporto efectuarem uma pesquisa mais aprofundada, como por exemplo a capacidade física de jogar bowling na nintendo WII e a capacidade de beber 20 finos e não vomitar.

Podemos então assumir que cada uma destas diferentes capacidades físicas vai corresponder um diferente tipo de aprendizagem.

Se por exemplo uma criança com a capacidade física de correr realmente rápido quando corre a fugir do professor de educação física quando este está a mandar vir com ele!
A criança com a capacidade de levantar coisas pesadas aprenderá melhor se passar a aula segurar um saco de batatas de 50 Kg e por último, a criança com capacidade física para a dança vai aprender melhor se usar “collants”. Os professores de educação física vão ter de ajustar os seus planos de aula aos diferentes tipos de aprendizagens individuais.

Fase de planeamento:

Primeiro temos de identificar os diferentes tipos de aprendizagem. A melhor forma como é óbvio…será dar aos alunos um questionário de escolha múltipla aos alunos sobre o que eles gostam mais de fazer! (método que se espera que seja utilizado pelo comité olímpico num futuro próximo); e depois têm de fazer um gráfico de barras colorido (cuidados com as cores psicologicamente agressivas!) . A partir deste momento podemos separar as turmas em diferentes grupos de trabalho.

Se por acaso como nos “maus” velhos tempos podíamos ensinar a correr os 100 metros utilizando o método “tradicional” de todos correrem 100 metros. Agora sabemos como terão de correr de uma forma mais adaptada à sua melhor capacidade física de aprendizagem:

Estudantes com Capacidade física de correr muito rápido: Estes correrão do início ao fim da pista de uma forma tradicional.

Estudantes com Capacidade física de levantar coisas pesadas: Estes terão que gritar enquanto correm e transportar uma bola medicinal ao mesmo tempo.

Estudantes com Capacidade de salto: Estes terão de correr do início ao fim da pista em saltos de 2 metros de cada vez.

Estudantes com Capacidade física para jogos com bola: Estes estudantes terão de correr com uma bola controlada no pé, e serão encorajados a correr mais rápido por outros estudantes a correr atrás deles e a fazer entradas de “carrinho”.

Estudantes com Capacidade física para correr longas distâncias: Estes estudantes seguirão basicamente o método tradicional, mas a pista será localizada a 3 Km da escola.

Estudantes com Capacidade física para a dança: Estes será esperado que corram ao som de música Salsa e terão de fazer uma pirueta depois do sinal de partida.

Estudantes com Capacidade física para a natação: estes terão de esperar pela fase das cheias para poderem utilizar a pista de corrida.

Estudantes com Capacidade física para jogar setas: Será utilizado métodos muito parecidos com os tradicionais, mas os estudantes terão de beber pelos menos 5 finos e “despachar” um pires de tremoços e amendoins antes do sinal de partida!

Após serem efectuadas estas mudanças pelo país todo eu sinceramente espero que Portugal venha a atingir um sucesso Olímpico sem precedentes.
A minha única preocupação é que não vão aderir muito à capacidade física do uso de esteroides e anabolisantes que os peritos da área das ciências do desporto andam a investigar.

Abraço a todos os que lerem!

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