sábado, outubro 18, 2008

Paredes de Coura 2008


Para mim só existem 3 tradições durante o ano...o Natal, a Pascoa e a ida a Paredes de Coura. É sempre um dos momentos pelo qual mais espero durante o ano. Aquele em que quando se sai de lá, já se está a fazer planos para o ano seguinte. O (para mim é claro!) Paredes de Coura!! É daquelas coisas em que ficamos contentes de ano pra ano porque nada muda. Ambiente fantástico...os verdadeiros fãs do mundo do Rock alternativo tão lá!! E lá um gajo deita-se lá prás 6 ou 7 , sempre "cheio disto" , depois "fuuuh...!"...e barrigada de música na certa (não há cá táu e depois pimba!)!
Os Sex Pistols lá fizeram a sua primeira aparição em terras lusas, mas o som e a presença em palco parece já um pouco obsoleta. Começaram o concerto sem grande chama mas terminaram em com o público do lado deles...o concerto dos Editors era dos que me chamavam mais curiosidade e surpreenderam-me pela positivo....aquele som característico da guitarra no belo anfiteatro de Paredes fez-me tirar os pés do chão! Entre concertos perdidos porque andava a "carregar-me daquilo"...Os The Sounds...grande par de pernas e concerto muito bom.

O concerto mais esperado aqui pelo Paranoid era o de dEUS e foi arrepiante. Uma mistura entre os álbuns antigos e o novíssimo "Vantage Point". As música novas resultaram muito bem e foram muito bem tocadas, cheias de rifes de guitarra alucinantes...acabando com a belíssima "instant street".

Mas a surpresa da noite foi os Wray Gun. Sim Senhor!! Tiro o chapéu ao senhor Paulo Furtado! Ficaram com a responsabilidade de fechar o dia (porque os Doutores dos Mars Volta andaram a armar-se em bons!!) e conseguiram que ninguém arredasse pé e quase iam mandando aquilo abaixo!
No ultimo dia apareceu a revelação do festival. Acabadinhos de chegar dessa nascente multi cultural de música, New York, apareceram os Ra Ra Riot. Eram a única banda que não tinha "rodies" e que no fim do concerto andaram a arrumar todos os instrumentos, fios, etc. Com um som diferente e que entra facilmente no ouvido conseguiram ganhar um apreciador do trabalho deles. Também apreciei a violoncelista...
Parabéns também para as Au Revoir Simone...3 moças que sabem bem o que fazem.Para acabar isto faltam os Thievery Corporation. Graande Som. Não era Rock mas batia lá em cima. Excelente concerto!

1 comentário:

Inês Rosa disse...

Au Revoir Simone é mt bom, dEus idem e sim, os Wraygunn tb têm um som muita bom e sim, são portugueses! Mas eu sou mais Sudoeste :)